Como esta guerra está impactando nossas vidas

O dia 7 de outubro de 2023 ficará marcado na história de Israel. A nível nacional, foi uma grande desgraça devido às atrocidades e massacres cometidos pelo grupo islâmico radical palestino denominado Hamas contra as populações israelitas localizadas perto da fronteira de Gaza. Entramos em uma nova guerra, que também traz outras ameaças vindas do norte com o Hezbollah, outro grupo islâmico radical no Líbano. Ambos apoiados pelo Irã.

O que aconteceu em 7 de outubro foi exatamente um típico pogrom antissemita, como aconteceu ao povo judeu ao longo da história em muitas ocasiões e em vários lugares ao redor do mundo, como um povo errante que éramos desde a nossa expulsão de Jerusalém, que começou com a destruição do Segundo Templo em Jerusalém em 70 d.C. pelas forças do Império Romano, a história infelizmente se repete.

É ainda mais impactante porque hoje temos acesso à tecnologia digital que registra tudo o que aconteceu e foi um choque tremendo isso ter acontecido na nossa casa, Israel.

A nível pessoal, como guia turístico licenciado, guiei um turista dos Estados Unidos no dia 5 de outubro na antiga cidade de Jerusalém, como de costume. No dia seguinte, 6 de outubro, fui ao aeroporto Ben Gurion, aliás tudo estava muito tranquilo até aquele momento, para fazer uma viagem solo ao Canadá por 16 dias, uma viagem que eu tinha agendada há muito tempo.  Mas tudo iria mudar dramaticamente no dia seguinte.

Devido ao fuso horário que nos coloca sete horas à frente da costa leste do Canadá, cheguei no mesmo dia, sexta-feira, dia 6. E no sábado, dia 7, já em Toronto, não conseguia absorver as notícias dramáticas de Israel, vindas tão rapidamente.

Começaram a chegar mensagens de amigos, familiares, muitos turistas que guiei nos últimos dez anos e ex-amigos ou conhecidos que cessaram contato havia muito tempo.

Decidi cortar minha viagem e suspender meu próximo voo para Vancouver e começar a processar cancelamentos de hotéis e voos.  Então comecei a reorganizar meu retorno, mas as companhias internacionais não estavam mais voando para Tel Aviv com base no que estava acontecendo. Minha passagem foi com a KLM, operada pela Air France.

Entrei em pânico tremendo, desespero e, acima de tudo, muito medo de não saber se conseguiria voltar rapidamente ao país e reencontrar minha esposa. Eu queria estar lá o mais rápido possível em um momento como este.

Depois de vários dias de papelada, sofrimento e estresse consegui alterar meu voo e comprar uma nova combinação com a El Al de Paris, já que a El Al, como empresa israelense, estava operando, e os vôos estavam cheios de israelenses como eu, querendo voltar para suas casas.  Tive medo de não conseguir um lugar de volta.

Então em três dias viajei por três continentes.  Saí do continente americano no dia 14, Toronto, no dia 15 passei um dia inteiro na Europa, Paris, devido à combinação que consegui, e no dia 16 cheguei na Ásia, Tel Aviv.

Finalmente, super animado e após muitas lágrimas derramadas durante todo o período que estive fora de Israel, consegui pousar no Aeroporto Ben Gurion no dia 16 de outubro. Feliz por estar em casa, mas obviamente muito preocupado com a guerra em curso.

Minha sensação é que há um antes e um depois do que aconteceu em 7 de outubro de 2023. A forma como aprendermos esta terrível lição e como agirmos afetará nosso presente e futuro. O povo de Israel não pode e não deve ficar dividido, a nossa união e a dos nossos amigos que nos amam em todo o mundo é essencial para podermos enfrentar o número de inimigos de todos os tipos e ideologias que se reproduzem constantemente e que desejam destruir o povo judeu e Israel em todo o mundo.

Estamos na nossa terra ancestral e temos a possibilidade de nos defendermos como muitos dos nossos antepassados não conseguiram nos últimos quase 2000 anos.

Como dizemos aqui em Israel: “Am Israel Jai” O povo de Israel vive!